Valorize seu imóvel

Muita gente se pergunta: “como posso valorizar o meu imóvel?” A casa própria é o nosso maior patrimônio e todos nós queremos deixá-la com a “nossa cara”. Mas é melhor ainda se ela puder ganhar valor de mercado com o tempo. Veja a seguir como fazer o seu imóvel valer ainda mais:

Acabamento de boa qualidade
Independente do porte de um imóvel, quando ele tem um ótimo acabamento e materiais de boa qualidade em sua construção e decoração, isso sempre valoriza um imóvel.

Muitas vezes vale mais a pena apostar em materiais um pouco mais caros, mas que sejam duráveis e não se desgastem com o tempo. Acaba sendo uma solução mais econômica e que agrega valor a um imóvel.

Cores mais neutras na decoração
Todos gostam de deixar a sua casa com a decoração que mais gostam. Mas se você está pensando em usar o imóvel como meio de investimento, vale lembrar que quanto mais personalizado ele for, ele pode não agradar a todos os potenciais clientes na hora de negociá-lo.

As pinturas, por exemplo, vão agradar mais pessoas se forem usadas cores neutras. Nem todos vão curtir aquele azul ou aquele vermelho que você tanto ama.

Pisos laminados e em porcelanato
Esses dois tipos de pisos têm atualmente muito boa aceitação no mercado. Eles têm as suas vantagens e desvantagens.

O piso laminado (aquele que imita madeira) é de fácil instalação, é mais barato que a madeira e oferece conforto térmico (não é frio, o que é bom para casas onde há crianças pequenas). Ele também é de fácil limpeza. Contudo, com o tempo ele pode empenar e não costuma oferecer isolamento acústico (em apartamentos, o som se propaga mais facilmente).

Os pisos em porcelanato, por sua vez, são frios e costumam ser usados em ambientes de maior circulação, como na sala. Eles são duradouros, muito elegantes e de fácil limpeza. Sua desvantagem é o preço, pois não é um acabamento dos mais baratos, embora sua durabilidade seja um ponto que compensa o investimento com o tempo.

Projetos de iluminação
Uma casa bem decorada pode perder parte do seu encanto se o modo de iluminar os ambientes não for correto. Por outro lado, ambientes que exploram o potencial da iluminação ganham muito mais vida e vibração e se tornam ainda mais aconchegantes.

Vale a pena consultar um especialista. Ele poderá indicar onde melhor posicionar os pontos de luz, qual tipo de luminária escolher, os tipos de lâmpadas etc. A iluminação, além de melhorar a luminosidade dos ambientes, é também decorativa. Suas luminárias ajudam a compor o design dos espaços.

E tudo isso valoriza muito o seu imóvel.

Móveis planejados
Nada como uma cozinha ou um quarto em que todos os móveis são feitos sob medida. Além da beleza que os móveis planejados conferem, a praticidade e o melhor aproveitamento dos espaços tornam o dia a dia muito mais cômodo e prático.

Por isso, investir em móveis planejados é outro aspecto que valoriza o seu imóvel. Procure um marceneiro competente ou uma empresa especializada. Nessas horas é importante não errar no projeto. Não é mais barato do que comprar móveis de uso geral, mas os ganhos em conforto e em valorização do imóvel compensam bastante.