Quer comprar um imóvel, mas não sabe por onde começar para fazer uma boa compra? A Rede apresenta oito passos para você fazer acertar em seu negócio. Vamos lá:

Passo 1
O primeiro passo é conversar com a sua família e definir um local atraente, conveniente para sua rotina e que seja possível pagar. E defina os requisitos básicos: quantos quartos são necessários, se é preciso um quintal, quantas vagas de garagem vocês precisam etc. Esta será uma primeira filtragem da pesquisa. Consulte o portal da Rede Imobiliária Campinas para essa seleção inicial e veja como é fácil!

Passo 2
A etapa seguinte é definir a forma de pagamento. Várias questões precisam ser respondidas: qual será o valor máximo? Quanto posso dar de entrada? Como vou financiar o resto? Financiamento ou consórcio? Que instituição oferece as menores taxas? Quanto posso usar do meu FGTS? E seu eu tiver um cônjuge? Consulte um especialista e faça a escolha mais adequada

Passo 3
Uma etapa importante, antes de fechar um negócio, é fazer muitas contas. Vimos no passo anterior que é necessário definir a forma de pagamento. As prestações não devem ultrapassar 30% da renda familiar. E é preciso prever despesas com reformas, compra de móveis, condomínio, água, luz, IPTU etc. E guarde uma reserva para surpresas. Fazendo as contas certas aumentam as chances de um ótimo negócio!

Passo 4
Feitas as contas e definida a forma de pagamento, a etapa seguinte é a busca pelo imóvel. As associadas da Rede Imobiliária Campinas possuem milhares de ofertas, sendo várias exclusivas! Convém visitar vários imóveis que lhe agradaram, de preferência na companhia de quem vai decidir pela compra. Gostou de algum? Visite-o novamente em outros horários do dia e estude bem os serviços disponíveis no entorno. O corretor está sempre à sua disposição para lhe ajudar

Passo 5
Visitou vários imóveis e escolheu um deles? Além de visitá-lo em outros horários do dia, uma dica é voltar a visitá-lo novamente para uma avaliação mais detalhada. Informe-se sobre o estado da pintura, metais nos banheiros, quadro de luz, instalações elétricas e hidráulicas, estado do telhado etc. E conte sempre com seu corretor! Ele estará à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Passo 6
Após a escolha de um imóvel, avalie também o seu potencial de valorização. Procure pesquisar se a região no entorno vai receber, em breve, alguma obra de revitalização, algum grande empreendimento imobiliário, um novo shopping center, novas avenidas e linhas de ônibus, etc. Avalie essas futuras obras no bairro escolhido, pois elas podem tanto valorizar quanto desvalorizar seu imóvel. Preste muita atenção na evolução da região escolhida

Passo 7
Após muita pesquisa você encontrou o imóvel desejado. Mas antes de assinar o contrato de compra e venda, leia com muita atenção todas as cláusulas. Se algum ponto gerou dúvidas, não hesite em esclarecê-lo ou em sugerir uma mudança. É preciso ter paciência. Apenas assine o contrato quando tudo estiver bem claro.

Passo 8
Feita a compra do imóvel, convém avaliar as condições do imóvel entregue. Se for um imóvel novo, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o comprador tem um prazo de 90 dias para notificar a construtora, caso identifique falhas na qualidade da entrega ou não conformidade com o que está previsto no contrato.