Você quer alugar o seu imóvel, mas não sabe por onde começar? Então leia a seguir quais são os passos mais comuns para preparar um imóvel para a locação. Com estas dicas você terá mais segurança ao realizar o negócio. Confira:

Reforma do imóvel
Como está o estado geral do seu imóvel? É preciso reformá-lo? Lembre-se que quem faz uma locação tem muitas opções para escolher, e a tendência é que o interessado preferira um imóvel que não vai dar a ele mais trabalho. Ele quer alugar e já começar a usar, sem ter que se preocupar com consertos, adaptações, reformas etc.

Por isso, deixe o seu imóvel no melhor estado possível. Reforme o que for preciso, mas sem exagerar, pois isso pode elevar o custo da locação e torná-lo caro demais. O importante é deixar o imóvel limpo, em bom estado, com todas as instalações elétricas e hidráulicas funcionando.

Procure uma imobiliária
É muito mais vantajoso e seguro contar com a assessoria de uma imobiliária para alugar seu imóvel. As que compõem a Rede Imobiliária Campinas têm longa experiência na divulgação imóveis em vários portais, captação de clientes, assistência jurídica para tramitar documentos, acompanhamento de visitantes ao imóvel etc. Você fecha o negócio com mais segurança e mais rápido.

Por quanto devo alugar?
Não basta avaliar qual valor os vizinhos estão cobrando para estimar um preço. Cada imóvel tem características próprias, o que faz com que os preços não sejam iguais, ainda que estejam no mesmo edifício. Por isso, novamente é importante contar com um corretor de imóveis. Um profissional tem mais conhecimento dos valores cobrados na região, como é a procura, como é o estado do imóvel e quais características podem permitir um valor maior etc.

Vistoria prévia
É fundamental que, antes de alugar um imóvel, uma vistoria seja feita para deixar registradas suas condições. Nela são detalhadas suas características, acabamentos, mobília etc. Isso é muito importante, pois o futuro inquilino terá que devolver o imóvel em condições idênticas. O documento da vistoria é muito importante, e quanto mais detalhado for, mais seguro será o seu negócio.

Qual é o prazo mais comum para locação?
O padrão da legislação brasileira é um prazo de locação de 30 meses. Porém, é comum a inclusão de cláusulas com prazos diferentes caso o locador e o locatário entrem em acordo. Se o inquilino desistir do aluguel com o contrato vigente, normalmente é estipulada uma multa proporcional ao prazo restante. E por sua vez, caso o proprietário exija de volta o imóvel sem uma cláusula que permita isso, ele não terá esse direito; será necessário respeitar o contrato.